sábado, 24 de novembro de 2007

Sobre o brilho (ou falta de).


Lembra-se daqueles shorts da décade de 80, como esses daí? Curtinhos, com um bolsinho atrás, geralmente da Adidas? Esses foram, e são até hoje para muitos, os melhores shorts já fabricados. Alguns reclamavam do tamanho, preferindo que fossem mais folgados ou longos. Outros preferiam curtinhos mesmo. Alguns achavam o bolso traseiro desnecessário. Outros o achavam útil.
Em um ponto todos os loucos por short concordavam: o brilho e a maciez daqueles shorts era insuperável. Feitos de nylon macio e brilhante e sem sunga interna, esses shorts eram confortáveis e agradáveis de se usar. Foram um febre durante a década e estavem presentes desde o futebol até o vôlei e o basquete.A Adidas, principal fabricante deste tipo de short, foi a que mais lucrou com esse tipo de short. Chegou a contratar o jogador alemão Franz Beckenbauer para ser o "garoto-propaganda" da marca e, em função disso, em alguns países europeus esse modelo de short ficou conhecido como "beckenbauer". A Puma não ficou atrás e também investiu pesado no esporte fabricando modelos com clássicas barras nas laterais.
Áureos tempos em que o short, e não o tênis, eram símbolo de esporte e atividade física...
De uns tempos pra cá os shorts deram uma decaída e perderam seu brilho e, algumas vezes, até sua maciez.
Mas eis que surge, agora nos anos 2000, uma luz no fim do túnel: a nova tecnologia ClimaLite da Adidas. Não é nada que deixa babando: o brilho não é o mesmo e, com certeza, a maciez também não. Mas essa nova tecnologia tem se espalhado por alguns times. O corte é um pouco mais quadrado e largo do que o normal e ele também não possui sunga interna. O terceiro uniforme do Palmeiras, por exemplo, lançado em este ano e tão criticado pela camiseta verde-limão (muitos aprovaram) é fabricado com essa tecnologia.No caso do short do verdão, o corte é normal e vai até a ltura dos joelhos. Não é nada como o nylon dos anos 80, mas é mais brilhante que os outros do time, principalmente sob chuva. Os detalhes em verde-limão e as três litras da Adidas reforçam o brilho.

É um começo. Para quem ainda busca ter mais brilho como os antigos "beckenbauer", os mais próximos disso ainda são os de boxe e os de muay thai, que são bons para se ter na coleção, mas não dá pra usar em casa ou sair com eles...

Nenhum comentário: