sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Atlestismo brasileiro

O atlestismo, por enquanto, só trouxe medalha, que acabou de sair, no feminino. Quem sabe ainda dá na última prova dos jogos: a maratona?
Muitos dos atletas brasileiros tem usado bermudas ou macacões de lycra nas competições, como Carlso Chinin no decatlo e os corredores dos 100m. Na tentaiva de fazer algo bonito e inovador, a Olympikus lançou, no ano passado para a campanha do Pan do Rio, uniformes coloridos e em degradée. Até não seriam tão feios se não fosse o detalhe dos relâmpagos em branco que eles estamparam na lycra tanto masculina quanto feminina...
Ficou uma coisa esquisita, na minha opinião. Lembram nervos na pele do atleta, sei lá. Deixou um aspecto muito fetio
Para os que usam calção, os relâmpagos ficaram restritos à regata (ainda bem) e são quase tapados pelo número do atleta.
Em degradée do azul para o amarelo, o short do atletismo tem as bordas azuladas (elástico e barras) na parte da frente e azul na parte de trás. Poucos atletas o usaram como o Jadel Gregório, na primeia foto, e o Jessé de Lima, no salto em altura.
O curioso desse short é que ele tem um descaso no design do corte.
O calção é branco na parte interna e dá pra ver isso nas competições. Por que, se nos outros a parte interna não aparece?
Isso só é possível constatar por causa de um costume brasileiro: usar o shor no quadril, pouco acima do púbis, e não na cintura, quase no umbigo, como usam norte-americanos e europeus (basta lembrar dos biquínis das norte-americanas...).
Na foto lateral de um dos saltos do Jadel dá até pra ver a barra da cueca dele para fora. Quando vi as competições, achei que o branco fosse um detalhe novo em relação ao uniforme do ano passado, assim como aconteceu com o short do vôlei.
Usar o cós baixo faz com que sobre muita perna no calção e, com o corte mais cavado, o tecido acaba virando do avesso. Atletas de outros países chegam a puxar o short pra baixo de tão alto que eles usam o cós.
Se a Olympikus percebesse que isso acontece, que nós usamos o cós baixo (em qualquer roupa, não só calção), esse "detalhe em branco" do short não apareceria. Investem em tanto em tecnologia de tecido, transpiração, design e o scambau e esquecem de um pequeno detalhe: o uso...

Nenhum comentário: