sábado, 9 de agosto de 2008

Ginástica olímpica: Short da equipe italiana

Em, clima de Olimpíada (até porque eu adoro Olimpíadas), aproveito pra falar do short de um esporte que eu gosto (e acredito que muita gente também) de ver: O da ginástica olímpica. Assim como o nado sincronizado e os saltos ornamentais, a ginástica é um esporte que proporciona um belo espetáculo.
O short de ginástica olímpica é bem curto e de corte quadrado, para facilitar o movimento do atleta. O modelo é muito parecido com os shorts da década de 80, já comentados aqui em dois posts. Os cordões são internos e não possuem sunga embutida, já que os ginastas usam uma espécie de maiô como camisa ou um short de lycra por baixo.
O short é uniforme obrigatório no salto sobre a mesa (antigamente era "salto sobre o cavalo") e no solo. Nos demais aparelhos (barras paralelas, argolas e cavalo com alças) a calça é o uniforme obrigatório. Não me pergunte o porquê disso. Mas isso obriga os ginastas a trocarem de roupa constantemente durante a competição. E em público. Nada constrangedor, mas mesmo assim...
Passando ao short deste post, tentei esperar para ver o Diego Hypólito e fiquei assitindo à competição por equipes. Logo o uniforme da Itália me chamou a atenção. Pelo mesmo motivo do calção do Brasil do último post: simples, mas com detalhes bonitos. As faixas em prata brilhante na camiseta combinavam com a calça e o short, todo em prata, com apenas um pequeno logo que não consegui identificar.
Das equipes competindo, o uniforme da Itália era o único que tinha brilho, tanto no short, quanto na calça e na camiseta. O brilho sempre valoriza o uniforme quando bem utilizado. E, neste caso, usado na prata, ficou show de bola.
Não dá para ver direito nas fotos, mas o uniforme realmente se destacava pelo brilho e pela simplicidade. Não sei qual a marca fornecedora deles, mas mandaram muito bem.

Em tempo: essa modalidade de ginástica ficou conhecida no Brasil por meio dos Jogos Olímpicos e, por isso, ficou conhecida por aqui também como "olímpica". Mas isso só aqui. Em Portugal e em outros países lusófonos, é só ginástica "artística".

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo, o logo no calção é uma bandeirinha da Itália estilizada, tipo código de barras e o nome "Itália"escrito embaixo. aparece nos outros uniformes da Itália.

e viu só? foi só eu falar... vou passar a elogiar mais o Diego agora. quem sabe assim o Ronaldinho joga bem sempre. hehe
Abraço
Sávio