domingo, 6 de janeiro de 2008

Short retrô. Adidas anos 80.


Primeiro final-de-semana do ano, primeiro post do ano. E, pra começar com o pé direito, vou falar de um assunto que já queria comentar há algum tempo: short retrô. No caso, da Adidas.
Já comentei em um e outro post sobre este tipo de short, mas acho que ele merece um post especial. Quem é louco por short tem nesse modelo de calção um grande sonho de consumo.
Todo mundo conhece esses shorts pois já usou ou viu em imagens de arquivo na TV ou em fotos de família alguém usando. São aqueles clássicos shorts curtos da Adidas que não chegavam nem à metade da coxa, cobrindo só até a bunda.
Voltando aos anos 80, a década-ícone da brega, do kitsch e do exagero, algumas coisas se salvaram como objetos de desejo e são cultuadas até hoje. Taí o Alamanaque dos anos 80 pra provar isso. Em termos de moda os tênis clássicos da Adidas, como os das fotos abaixo e o modelo Beckenbauer (ao lado), estão até sendo fabricados de novo em função da demanda dos sneakerheads que gostavam daquele visual vintage.
tênis e short retrô anos 80: combinação imbatível para alguns
Nos esportes, os uniformes dos times de futebol eram feitos de algodão até a década de 70, mais ou menos, como os shorts aí debaixo.
quando ainda era de algodão
seleções: Brasil, Alemanha, Argentina
Até que, em meados daquela década, começaram a surgir os primeiros shorts feitos com tecido sintético: o nylon. Isso foi uma revolução. Os shorts de nylon atingiram seu auge durante a década de 80.
algumas seleções que usaram o short da Adidas
A partir do uso do nylon, as roupas esportiva passaram a estar associada à tecidos sintéticos macios, confortáveis e normalmente brilhantes. Pergunte a qualquer colecionador de shorts ou de camisas de futebol. Até a década de 90 os tecidos dos uniformes tinham uma qualidade muito melhor do que hoje em dia.

Short Adidas beckenbeauer - de meados da década de 70 até o fim da década de 80 este foi o short mais popular e mais vendido em todo o mundo. Foram uma febre na época e vários times, principalmente do futebol ao basquete, usavam os shorts beckenbauer. No Brasil era muito usado, além do esporte, como roupa confortável para ficar em casa tornado-se muito popular, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Na Europa este modelo de short ficou conhecido por esse nome porque, na época, a Adidas patrocinava o jogador alemão Franz Beckenbauer, que acabou virando uma espécie de "garoto-propaganda" do short. Forma lançados também uma chuteira e um modelo de tênis (o da foto lá em cima) com o nome do jogador.
A Adidas sempre soube se valer do marketing esportivo.
a "coqueluche" da década de 80
Esses clássicos eram produzidos em várias cores sendo os mais populares o preto, o azul e o vermelho. As variações eram bem legais, em padrões de estampa que não se encontra mais nos shorts de hoje em dias: alternância de faixas brilhantes e escuras e o clássico listrado, que foi usado inclusive no uniforme da França de 82, como na foto mais pra cima.
o padrão listrado

o padrão com faixas foscas-brilhantes
Não possuiam sunga interna e tinham um pequeno bolso atrás, à direita. Às três listras clássicas da Adidas nas laterais casavam perfeitamente com o visual do short.
o bolsinho atrás e as três listras da Adidas
O tecido era de um nylon mais grosso e resistente do que o nlyon de hoje em dia. O toque era bastante macio e o brilho inigualável.
O short ícone desses shorts é o azul com as listras da Adidas em azul claro.
o tipo mais legal com e sem listras
Hoje em dia são muito raros de se encontrar, especialmente aqui no Brasil. São vendidos em sites de leilão na Europa e nos Estados Unidos a preços altos.
Este tipo de short é muito especial para mim, um sonho de consumo. Então, espero que tanham gostado do post.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa ...curti muito esse post...tenho vários shorts desse modelo e me amarro neles...guardo com se fossem verdadeiras relíquias pois sei q naum se encontra mais para comprar...curti muito esse material...espero q façam mais assim...vlw!!!

Anderson Tupã SP

Marcelo disse...

Maneiro, Anderson. Você é mesmo um sortudo por ter não só um mas vários dessas raridades! São meu sonho de consumo e você tem toda a razão em guardá-los como relíquias.
Se estiver a fim, pode escrever um texto sobre sua coleção e enviar (com algumas fotos, se quiser) para shortsbr@hotmail.com, que eu publico aqui, blz?
Continue lendo o blog para mais novidades.
Abraço.
Marcelo.

Anônimo disse...

E ae kra...Vlw msm Marcelo

Pode deixar q vou axar um material legal pra postar pra vc tb mano...Ae, me add no msn se quiser: anddy.luis@hotmail.com
Ae mostro a minha coleção pra ti.
Big abraçu

Anderson Tupã SP

ddx disse...

Poh pessoal,aqui em Fortaleza tem uma loja que vende vários desses shorts.
Se vocês quiserem algum podem deixar um e-mail : flip33@gmail.com

abraços