sábado, 19 de janeiro de 2008

Short de boxe. Calções do filme Rocky IV.

Eu estava esperando alguma luta importante ou algum evento do tipo para comentar sobre shorts de boxe, mas por sugestão de um leitor do blog que achei muito legal, antecipei o post e vou falar dos shorts de boxe dos filmes Rocky.
Vou começar pelo filme Rocky IV por dois motivos: primeiro porque lembro que gostei muito do short vermelho do "vilão" do filme na época, e, segundo pelo contexto político implícito no filme (para a época, porque para quem vê o filme hoje, tá mais do que explícito a tensão da Guerra Fria ali).
Primeiro é preciso falar sobre os shorts de boxe em geral, que, até pela característica de espetáculo que ganha em Las Vegas, nunca perderam o brilho. Hoje em dias os shorts variam muito de tamanho, dependendo do lutador, indo de curtos a parecidos com os de muay thai a até mais largos, além do joelho. Mas todos mantém o tecido brilhante (cetim ou nylon), que fez com que muitos colecionadores começassem a migrar seu interesse ao shorts da luta, uma vez que os de outro s esportes já não eram mais feitos com tecidos assim.
O elástico é grande na cintura, normalmente é usado logo abaixo do umbigo (mas já vi lutador usando mais baixo). Bem presos por uma série de elásticos fortes, esses shorts não tem cordão para amarrar, como acontece com alguns shorts de muay thai.
Os shorts do filme - O plot do filme é o aparecimento de um novo desafiante para Rocky (Sylvester Stallone (preciso dizer?)), vindo da poderosa União Soviética. Como todos os shorts da época (o filme é de 85) o corte era mais curto. Claro que boxeadores normalmente usam o short na altura do umbigo, mas a boca da perna era alta, como nos outros shorts, ficando pouco abaixo da linha da bunda.
Calção Ivan Drago amarelo - Ivan Drago (Dolph Lundgreen) vai ao Estados Unidos desafiar Rocky para uma luta de apresentação em Las Vegas. Quem acaba lutando contra ele é o ex-campeão e amigo de Rocky, Apollo Creed (Carl Weathers).
Na luta Drago usa um short de nylon dourado com detalhes em vermelho: o cordão e duas listras laterais.
O símbolo da revolução comunista e, por extensão, da União Soviética, a foice e o martelo, acompanhados de uma pequena estrela, aparecem discretos na boca da perna esquerda.
As laterais possuem um pequeno corte em V.

Calção dos Estados Unidos (Rocky/Creed) - O oponente Creed (no canto esquerdo, não podia deixar de falar essa) usa um espalhafatoso calção nas cores da bandeira dos Estados Unidos. Como se não bastasse o listrado em branco e vermelho, as laterais e a barra do calção tem uma faixa azul com estrelas brancas, bem ao estilo patriota norte-americano. O elástico também é azul. Um verdadeiro carnaval...
Como Creed perde a luta (não vou dar mais detalhes para que ainda não viu ou não se lembra), Rocky vai treinar na Sibéria para ver se consegue derrotar o super atleta soviético.
Calção Ivan Drago vermelho - O que eu achei mais legal de todos.
Na luta em Moscou, onde Rocky pretende vingar Creed e demonstrar a supremacia norte-americana, Ivan Drago usa um calção com a cor do comunismo e da União Soviética, o vermelho. O shorte é o mesmo, como se fosse um negativo do calção dourado, com as cores invertidas. Mas essa versão em vermelho é simplesmente show de bola.
Rocky, claro, usa o mesmo calção do seu amigo derrotado e nas cores dos Estados Unidos.

Assim como em todo o período da Guerra Fria, fica implícito a tensão entre as duas potências (Rocky/Drago - EUA/URSS) com trocas de ofensas e provocações mútuas. Isso claro, do ponto de vista dos EUA e, especificamente, de Holywood, o que dá margem para uma série de clichês (os EUA nunca perdem, dão sempre um jeito de ganhar), mitos e preconceitos (o "super atleta" soviético, o "mistério" de como a URSS funciona realmente).
Para quem curtiu e se interessou, o leitor também não deixou de vender o seu peixe e deixou o link para sua loja online de réplicas dos shorts do filme Fica aqui o link: Roupas Rocky Balboa.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi, aqui é o Wilson de novo. Achie o post muito legal, mas não sou o cara que fabrica e vende os shorts. O perfil no Orkut do verdeiro "dono" do site que comercializa as réplicas das roupas dos filmes Rocky é este aqui: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=25187283

Marcelo disse...

Entendi errado então. Foi mal.
Mas fica ligado que vem mais dos calções dos outros filmes.
Se quiser sugerir mais alguma coisa, ou mesmo escrever o texto de algum short, é só me enviar que eu publico aqui, blz?
shortsbr@hotmail.com

Unknown disse...

OK

marcelopio disse...

OI EU SOU O CARA DAS ROUPAS, Q LEGAL DESCOBRIR UMA MATERIA MOSTRANDO AS ROUPÁS

QUEM QUISER VER MAIS ESTA AI:

WWW.ROCKYLAND.COM.BR/ROUPAS