terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Short curto no verão.

Falou e disse.
Já tinha comentado no post sobre verão dos shorts curtos, retrô da década de 80.
No domingo pela manhã, postei sobre o short retrô da Adidas.
E no domingo de noite? Matéria no Fantástico sobre a volta do short curto na moda masculina de verão. Também no mesmo horário, em uma matéria reprisada no Vitrine (de 27 de março), na TV Cultura, sobre um desfile com jogadores de basquete na loja da NBA em Nova York, um dos jogadores da velha guarda comentou à viderrpórter que ele se sentia mais elegante e à vontade com o short curto e que achava engraçado que agora a moda era larga e folgada.
Moda sempre demora para pegar. É como gíria. O jeans lavado demorou, mas tá aí até hoje. A calça cápri, de antes ainda, também está aí, com modelos skate e praia, firme e forte.
Nos próximos verões o short vai tender a encurtar. Mas acho que isso não pega. Só se alguma grande marca fizer campanha massiva, ou o esporte voltar a fazer shorts curtos. Senão, o pessoal não aceita. A falta de opção também vale. Era o que acontecia nas décadas de 70 e 80: tinha short e até bermuda assim.
A matéria do Fantástico até comentou sobre o short da seleção dá década de 70 (eu não disse que todo mundo lembra desses shorts, nem que seja em imagens de arquivo?).
os clássicos azul e branco da seleção
Porém, os shorts atuais da matéria tavam mais pra bermudas curtas do que short. Alguns tinham até cinto! Quem coleciona, sabe a diferença.

as bermudas da matéria do Fantástico

isso pra mim é bermuda, não short!


já isso aqui é cueca de pijama... (também da matéria)
E o nylon, que é bom? Brilho e maciez é que precisam acompanhar a onda retrô. Algodão e jeans não dá. As marcas esportivas alegam que o nylon e outros tecidos sintéticos como o poliéster impedem a transpiração? E daí? É bonito. Faça para pessoas comuns usarem. Os "sneakers" da década de 80 não absorviam impacto nem tinha especificidades pros diferentes tipos de pegada, mas não tão eles aí de novo nas lojas, sendo vendidos?
Dinheiro e mentes pensantes eles tem pra desenvolverem uma tecnologia pra dar um jeito nisso.

só algumas marcas e o louco go Jean-Paul Gaulties lançaram shorts no estilo nylon, mas isso dificilmente vai pras lojas
A matéria também falava de camisetas decotadas e as tais mega-bolsas (aquilo pra mim tá mais pra mala), mas isso eu não vou nem comentar...

Nenhum comentário: