sábado, 26 de janeiro de 2008

Tênis X Shorts (ou Sneakers X tudo o mais).

Já perceberam que, de uns tempos pra cá, você não consegue entrar em uma loja de esporte ou de surf sem ser oprimido por aquela parede de tênis que começa na entrada da loja e se espalha por todas as seções da loja? Que você anda pelas ruas e é bombardeado por tênis gigantes em outdoors (bom, exceto em Sampa, por causa da Lei Cidade Limpa...), nas estações de trem/metrô, pontos e traseiras de ônibus? Que você abre o jornal ou a revista e salta um anúncio de tênis em cima de você? Liga a TV e vem um close de tênis em algum videoclipe americano (especialmente se for clipe de rap/hip hop)? Que, de uns tempos pra cá, as coisas não eram assim?
um outdoor usado numa campanha de marketing (olha a metalinguagem)
Em lojas online, seja de artigos esporte ou não, a mesma coisa. Os tênis os ganharam até categoria própria no menu e, enquanto você navega pela loja eles estão sempre lá em algum banner.
É... a onda "sneakers" está chegando com tudo no Brasil. As marcas estão todas apostando no fetiche por tênis (seja qual for a acepção da palavra). Graças ao tesão que os sneakerheads norte-americanos e europeus tem por seus tênis.
As campanhas publicitárias passam a ser mais agressivas e massivas, com sutil apelo sexual. O negócio chega a tal ponto que marcas como a Nike, digladiando-se com a Adidas para nos empurrar mais tênis que a concorrente, lançou em agosto do ano passado (2007) a chuteira Nike T90 com o slogan Put it where you want to (Ponha-o onde você quiser). O sentido é o de pôr a bola onde você quiser no campo, mas dá pra entender que pode ser o tênis? No comercial o tênis espirra água ao ser chutado, apesar de o jogador estar completamente seco. Muitas propagandas de tênis tem usado água...
a campanha do Nike T90
Já a Umbro lançou uma chuteira com o nome SX (pronucia-se "ess ecs", trocadilho fonético para "excesso" e literal para "sex"). Em uma outra campanha de marketing, a Adidas usa o Kaká para oferecer uma chuteira.
a campanha da Adidas e o wallpaper da Umbro
Ao entrar nos sites das marcas esportivas a primeira coisa que aparece são os tênis. No da Umbro, a maioria dos papéis-de-parede são de chuteiras e, como comentei em outro post, em um dos wallpapers há três jogadores, sendo que um deles está olhando para a chuteira de outro (repare que não é para a bola).
Tá certo que marcas como a Adidas e a Puma começaram como fabricantes de calçados lá no começo do século XX, mas esses dias vi que até a Mormaii foi levada pelo bojo da onda sneaker e lançou alguns modelos.
A norte-americana Ecko vai no mesmo rumo. Acho meio injusto. Outras marcas gringas como Etnies, DC e Arkadian deveriam investir em roupas também, então.
As roupas que se salvam são as de streetwear e de skatewear que tem melhorado porque estão diretamente ligadas à sneakerculture gringa. Aí, nesse caso, salva-se a And1 sendo a única que lanças tênis e roupas legais.
Não tenho nada contra sneakers, acho até legal e comento de vez em quando aqui. Só acho que eles podem viver em comum acordo com as outras roupas (esportivas, moda praia, etc.). Sem empurrarem nada nem captarem todos os recursos das marcas.

Nenhum comentário: