segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Rocky, um lutador. Calção do primeiro filme.

Continuando no tema do filme, sugerido por um leitor do blog, agora é a vez do filme um da série.
Em primeiro lugar, o nome do filme: "um lutador" ou "o lutador"? Sempre achei que fosse "o lutador", mas a entrada no Wikipédia e o nome na capa do DVD está como "um lutador". Na época do lançamento no Brasil, ele provavelmente ainda devia ser "um" qualquer antes de virar "o" lutador de hoje... ;-)
Lembrando que esse é o título brasileiro. Lá pros nossos patrícios portugueses, o filme chama apenas Rocky.
Pra quem ainda não sabe, o filme foi escrito pelo próprio Stallone após assitir a uma luta de boxe.

Óbvio, Stallone vendeu os direitos de produção do filme, mas exigiu interpretar o personagem principal: um boxeador da Filadélfia que quase descamba para o crime, mas no final se esforça pelo esporte. Ele também dirigiu o filme.
Acabou ganhando três Oscars e angariando muitos fãs pelo mundo.
Custou pouco mais de U$ 1 milhão. Rende royalties até hoje...
Nesse primeiro filme o calção que Rocky usa nas lutas é bem simples: curto, como todos da época (o filme é de 76), branco com o elástico vermelho. Duas listras vermelhas descem pelas laterais terminando no corte em V. O tecido acetinado branco dá um visual muito legal, apesar da simplicidade. O toque também é sedoso.

O roteiro do filme também era simples, apenas a história de vida e luta pelo esporte de um pugilista. Rocky ainda não tinha as pretensões de herói norte-americano que vão aumentando nos outros filmes e culminam em Rocky IV. Mas o short patriótico e espalhafatoso que ele usa na luta contra Ivan Drago (Dolph Lundgreen), do quarto filme, já aparece aqui, como o calção de Apollo Creed (Carl Weathers), o oponente de Rocky na disputa pelo título de peso pesado.
Stallone, depois desse filme, ainda se transformou praticamente em um G.I. Joe em outra seqüência de filmes: Rambo.
É engrçado notar que todos os oponentes derrotados por Rocky são negros até o quarto filme. Talvez pela supremacia dos afro-americanos no esporte, mas, infelizmente, eles não chegam a vencer uma luta...

Nenhum comentário: