sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Short retrô. Adidas anos 90.

Fechando a semana e os posts sobre os shorts retrô, vou falar sobre o short que sucedeu os "beckenbauer" da década de 80.
A década passou e as roupas foram mudando. O uso do tactel e do poliéster começavam a aparecer nas bermudas, principalmente as de surf. Estas começavam a se popularizar como vestimenta para o dia-a-dia aqui no Brasil, tomando um espaço antes ocupado somente pelo short. Já este, foi aumentando o tamanho.
Do início dos anos 90 até meados da década o short ganhou o comprimento desta da foto ao lado (um preto, clássico). Ainda era curto, parando antes do meio da coxa, mas já não cobria somente a altura da bunda como os de antes.
O nylon seguiu sendo usado, firme e forte. O fato de o tamanho dos short ter aumentado e de as camisas também passaram a ser feitas de nylon me faz pensar que talvez o preço do produto tenha barateado. Mas é só conjectura...
O brilho e a maciez insuperáveis foram mantidos, mantendo a tradição de roupas esportivas no estilo.
Nessa época entre os times patrocinados pela Adidas estava o Sampdoria, da Itália. O short acabou se popularizando na Europa como "sampdoria shorts" em função disso.
Na foto do short púrpura da pra notar bem como o comprimento da perna aumentou. O bolsinho traseiro continuava lá. O corte em V estava lá, como dá pra ver nesse short e no da foto de abertura.
As três "listras-logo" da Adidas que antes iam da bainha o cós, agora paravam no elástico. E o próprio elástico sofreu ligeira mudança, ficando mais largo do que nos modelos da década anterior.
o bolso pequeno na parte de trás permanecia
as cores, claro, variavam, mas o vermelho e o preto são os mais clássicos
O corte continuava quadradão. Os modelos mais antigos tinham o logo trifólio com o nome da empresa embaixo. Os mais novos tinham a três listras no formato triangular, além do nome "adidas".
O caimento ainda era um pouco justo, mas já se aproximava dos modelos de shorts atuais.
Onde encontrar short assim? Que eu saiba só em sites com o ebay, porque não vi nada no Brasil, nem sequer no Mercado Livre que venda esses clássicos da Adidas.
não entendo porque não fazem mais shorts assim...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi.

Esta é a primeira vez que posto aqui. Costumo participar do "Minhas Camisas" e também conheço o "Compulsivos por Camisas", mas um blog sobre shorts eu ainda não tinha visto. Achei bem legal. É legal poder ler textos que falam sobre design e moda sem afetação.

Mudando de assunto, tenho uma sugestão pra você comentar em seus próximos posts: os calções de boxe dos filmes do Rocky Balboa. Dá uma boa olhada neste site e depois de me diz o que você acha.

http://www.portalmvg.com.br/rockyland/roupas/index.html

Estou até pensando em comprar algumas peças...

Marcelo disse...

Valeu pela boa sugestão, Wilson.
Excelente referência cinematográfica. Bem lembrado. Eu também curtia alguns daqueles shorts.
Legal saber que você tem gostado do blog. Continue lendo e postando. É sempre bom receber comentários e sugestões como a sua.
Abraço.