sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Patrocínio.

Saiu sexta passada no Globoesporte.com:
Calção também está à 'venda' - Timão já recebeu ofertas para anúncio em seu calção. Medial precisa ser consultada.
Enquanto esperava pela reprise dos primeiros capítulos de Haru e Natsu, a minissérie da Band sobre a imigração japonesa, e assistia a Palmeiras e Cene (e também porque meu pai é palmeirense roxo) não pude deixar de notar aquele logo horrível (o logo em si já é horrível) enorme das Óticas Diniz no peito do time do Cene. No calção, Mash. Muda de canal para ver como anda o jogo do Flamengo. No short do Cienciano: Mash de novo. E olha que o Cienciano é do Peru.
Isso me lembrou a matéria da venda de patrocínido do Corinthians. O short ou a manga da camiseta correspondem de 15% a 35% de renda do patrocínio para o time.
Tem sido comum ver anúncios nos shorts ultimamente.
O Grêmio vai de Banrisul no peito e Unimed no short.
O problema é que se a camisa fica por fora, tapa o patrocínio. Talvez por isso o logo da Mash seja tão grande.
Ela já tinha anunciado antes no Barras-PI, com um logo bem grande.
Lembro de uma matéria de Folha de São Paulo, do ano passado, que falava do excesso de patrocínios dos uniformes dos times da série B. Verdadeiro carnaval. Pena que não achei a matéria.
E a Lupo do mesmo ramo da Mash, já anunciou no Marília e no Juventude, fato que foi comentado até no Minhas Camisas.
A diferença é que o logotipo era menor (em um calção estranhamente bem mais largo).
No caso das duas, achei uma jogada inteligente. Pela posição da logo, a associação é direta com o produto das duas empresas: roupas íntimas. Claro que ninguém vai sair comprando só porque viu o logo. Mas o lance do patrocínio é a lembrança e fixação da marca.
Para ambas as marcas funciona muito melhor. Você vai acabar lembrando dos nomes delas diante de marcas que não conhece.
Já o Unimed, no Grêmio, não funciona assim. A não ser que você tenha algum problema na região... :P
A nova camisa maluca do Corinthians (não sei de onde surgiu a idéia da cor) fazia tempo que tinha sido lançada. Por enquanto, não vi nenhum novo calção na mesma cor, mas Even (construtora) e Magazine Luiza estão querendo fechar negócio (cerca de R$ 4 milhões).

2 comentários:

Portes disse...

e ai marcelo, aqui é o henrique do vestiario br, nao sei se vc viu, + na nossa enquete os kits ganharam dos shorts, mas mesmo assim vou dar a devida atenção a eles. Uma coisa, será que você poderia me ajudar a arrumar fotos dos uniformes completos, nas partidas, nos modelos ou em qualquer lugar, para ajudar a ilustrar a materia. Os times que agente precisava de fotos sao o Bahia (home), Heerenveen(home), Equador(home), InterRS e Botafogo (da época em que usavam meias cinzas), Chelsea (away com short amarelo igual à camisa), Brasil de amarelo com short e meia branca, stabaek (home de quando usava apenas uma das mangas verde) e Borussia (camisa amarela, short preto e meias listradas) Ufa! haha
Nao precisa arrumar todos, longe disso, mas qualquer ajuda que puder oferecer nem que seja uma ou duas fotos já serão mais do que o suficiente. Desde já grato, Henrique

Marcelo disse...

Fala, Henrique.
Legal que os kits completos ficaram na frente, assim vocês podem continuar falando de camisas e só acrescentar os calções.

Alguns dos times citados por você eu já fiz algum post antes, como o Sevilla e o Chelsea (este tem até dois posts).
Os outros eu vou tentar conseguir, blz? Eu já tenho mais ou menos a mnha de procurar pq já tenho alguns sites onde pesquiso (ESPN, Yahoo, View Images, etc.)
No que eu achar, dou um retorno, blz?
abraço.