sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tecidos 1.

Estreando uma nova categoria de posts, vou comentar sobre as diferenças entre os tecidos de que os shorts são feitos. A intenção dessa categoria é dar toques, dicas ou comentar alguma curiosidade sobre shorts, o que pode valer pra outras roupas esportivas, já que geralmente são feitas com o mesmo material. O que for de curioso ou engraçado a respeito de shorts também entrará neste marcador.
Na questão sobre os tecidos, esta era uma dúvida minha há algum tempo e acredito que seja de outros também porque há muitos nomes e os tecidos uma hora se parecem, outra hora são completamente diferentes.
Nylon, poliéster, poliamida, seda, tactel... Às vezes é difícil saber qual é qual.
Tirando as gravatas, os shorts e as camisas esportivas são as únicas peças para homem que são brilhantes. Como normalmente não estamos tão por dentro dessas coisas quanto às mulheres, vamos à explicação:
.
A poliamida foi a primeira fibra sintética criada, lá pela década de 30. Como o nome diz, é formada por uma cadeia de amidas. Tem granda durabilidade, resistência ao amarrotamento, fácil lavagem, baixa absorção de umidade, secagem rápido, brilho e toque agradável (sedoso). Por essas características foi largamente utilizada na indústria esportiva: o calção (ou o camisa) não ficam amarrotados ou marcadas, o atleta elimina o suor mais fácil que com o algodão e o toque com o corpo é mais macio. A vantagem em cima do poliéster é o maior grau de transpiração. O problema da poliamida é que, se não seguidas as intruções de lavagem, o tecido encolhe bastante. Falo por experiência própria. Ninguém vai queimar roupa pra confirmar isso, mas, se queimar, a poliamida libera fumaça branca.
poliamida: o primeiro parece cetim, o segundo, algodão e o terceiro é rígido.
O nlyon é o termo aplicado aos fios e fibras sintéticas de poliamida. Só que é uma marca registrada.
nylon: o primeiro é o clássico, já o segundo, parece malha de poliéster.
O poliéster é outra fibra sintética, vinda do petróleo e formada por uma cadeia de ésteres. Também é durável, resistente ao amarrotamente e abrasão e seca rápido. Apesar de vir do petróleo, é de baixa propagação de chamas. E, se queimar, libera fumaça preta. Dependendo do fio e da trama, ele pode ser mais ou menos brilhoso e mais ou menos macio ao toque. Sua vantagem em relação à poliamida é que é mais resistente ao encolhimento e também é mais barato. Mas é mais difícl para colocar cor no tecido que a poliamida/nylon.
poliéster: com e sem muito brilho e mais rígido
O tactel também é uma marca registrada, da DuPont Sudamerica S/A. Lembram-se dos shorts e das bermudas de cores cítricas do início dos anos 90 que eram feitas desse tecido? O tactel é um tipo de poliamida com microfibras de secagem rápida e alta transpiração. Por não reter o umidade (suor, chuva, água do mar, piscina, rio) foi bastente utilizado naquela época para shorts e para bermudas de surf. Ainda é utilizado. Apesar do toque também macio, o tactel é mais rígido, com aspecto resistente e um barulho característico.
tactel: menos caimento por ser mais rígido. Pode ter mais ou menos brilho.
Pelas fotos, dá pra ver que o modo como o fio é trançado faz diferença no tecido, podendo ficar um short (ou bermuda, camisa) bem diferente do outro. Mas disso eu já não entendo...

Nenhum comentário: