sábado, 16 de fevereiro de 2008

Tecidos 2.

Fechando as diferenças entre os materiais de que são feitos os shorts e roupas esportivas em geral, faltou diferenciar seda de cetim.
.
A seda é uma fibra natural formada pelo bicho-da-seda. O cultivo de bichos-da-seda (sericultura) é milenar. Lembram da Rota da Seda, das aulas de História?
Como é caro e pouco resistente, geralmente é mais usado pra fazer cuecas samba-canção. Apesar de ser uma fibra muito resistente (se puxada e esticada), não suportaria esporte porque puxaria fio e ficaria puído muito facilmente. Outro problema é que, se molhada, perde cerca de 20% da resistência (segundo o Wikipedia) e aumenta o peso com a absorção de água. Um uniforme de seda ficaria muito pesado em dias de chuva. Também não resiste muito à exposição ao sol, desbotando as cores.
seda: caro e delicado, só é usado em cuecas e pijamas.
Já o cetim é um pouco mais complicado. Ele é o mais brilhante, macio e liso dos tecidos (tirando a seda, claro) e é muito usado em shorts de boxe e muay thai, justamente pelo brilho, que combina com o cenário de espetáculo q as lutas tem.
Mas também pode ser opaco ou semi-opaco, dependendo do material de que são feitos (acetato, viscose, poliéster....).
É há vários tipos de cetim (boucol, pau d'ange, zebeline, charmeuse), mais ou menos encorpados, mais ou menos resistens...
cetim: os tipos mais brilhosos são típicos das lutas de muay thai e boxe.
Falta ainda o tecido dri-fit, bastante utilizado para roupas esportivas, principalmente camisas, ou para shorts e bermudas que vão à agua. Dri-fit ("ajuste seco", "caimento seco") é um termo pra uma malha de poliamida e elastano que tem alta capacidade de transpiração, ou seja, tira a umidade do corpo e transporta-lo para fora do tecido.
dri-fit: é um conceito que define a secagem rápida das roupas esportivas.

Bom, espero não estar falando bobeira ou coisas que não interessam e que estes posts tenha tirado algumas dúvidas em realação ao material de que os calções são feitos. Quem coleciona roupas esportivas, sejam shorts, calções, agasalhos, sempre repara no tecido de que são feitas as peças. Isso denota a qualidade da roupa. Mesmo que com essas informações mínimas, espero que tenha dado pra saber o que é o que.

2 comentários:

LR disse...

Cara dá uma olhada no meu blog:
http://vestiariobr.blogspot.com

Marcelo disse...

Muito bom o seu blog, rapaz.
Faltou dizer seu nome!
Desejo sucesso e muitos acessos.
Abraço.