quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

"Short do LA Galaxy" ou "Adidas e o marketing esportivo"


Já faz um tempo que eu queria postar sobre essa jogada de marketing da Adidas. Uma das mais comentadas do ano, mas que não deu em muita coisa: a ida do David Beckham para o futebol (foi mal, "soccer") norte-americano.
Quem conhecia os times dos Estados Unidos antes da badalada compra do craque pelo time californiano? Mesmo, entendendo de shorts, nunca tinha me preocupado com as equipes de lá. Então eis que o atleta/modelo/marido-de-spicegirl/"considerado"-o-melhor-jogador-inglês muda-se para Los Angeles. Repare bem, não é qualquer cidade norte-americana, Dallas, Detroit ou Orlando. É LA, a cidade "cenográfica" dos EUA. Não bastando, sua esposa "aproveita" pra fazer um reality show sobre a mudança. PUF! Todo mundo fica conhecendo o LA Galaxy e, por extensão, o futebol dos EUA. Quem é o fornecedor do time? A Adidas. Que até lançou uma campanha por lá com os dois "futebóis" americanos, com o Beckham usando uniforme de futebol americano e um jogador de futebol americano famoso (faltou o nome dele agora, mas não é o Bush, o doido) usando o uniforme do Galaxy.
Mais que isso? Procurando por fotos do short do time na net, o que mais achei foi foto do David Beckham (alguém conhece o nome de mais algum jogador?). O cara realmente consegue transformar tudo que faz em marketing, independente do quão bem jogue futebol. Posa seminu com a esposa, vende chuteira, camisa e os scambau. Neste caso, teve uma bela ajuda de quem entende do assunto: a Adidas. No final das contas a marca conseguiu juntar futebol, um jogador britpop, uma das cidades mais famosas dos EUA e, de quebra, a mais bonita das Spice Girl.
E tá lá o povo prestando atenção no uniforme (e nas chuteiras dele) do LA Galaxy.
O short do uniforme principal é até bem bonito. E seria melhor não fosse pelo tecido que parece algodão. É de malha de poliéster, branco, com cordão branco e com as três listras da Adidas em azul-marinho nas laterais.
O detalhe das linhas sinuosas em dourado, que descem do elástico, mas ou menos do meio da perna e vão até as laterais, acompanho o detalhe dourado da camisa ficou muito bonito. Modernoso. Caiu bem com o branco.
O número do jogador (23... 23...) vai na boca da perna esquerda e o brasão do LA Galaxy (meio brega) na boca da perna direita.
A Adidas se preocupou com a parte de trás do short também, colocando o logo escondido na perna esquerda e os mesmos detalhes em dourado.
Que acabam também dando um efeito legal quando o short é visto de lado. No geral, esse short branco ficou mil vezes mais legal do que o do uniforme de visitante, azul-marinho.
Passadas as campanhas publicitárias, os comentários das revistas (às vezes o Beckham está mais no noticiário de fofocas do no que esportivo) e tudo o mais o que restou? A volta das Spice Girls? Tirando um ou outro jogo transmitido na tv a cabo (só do LA Galaxy) quem mais ouve falar do "grande" futebol americano, que não é futebol americano. Não é trocadilho, mas não tem como se referir ao mesmo tempo aos dois esportes em português...
Ééé... jogando bem ou não, entrando em final de partida e aparecendo no E! Channel, tá ele ganhando o dele... Em doletas e não mais em libras.

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