segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Street soccer (pelada de drible).

O Fantástico desse final-de-semana (09/12/07) exibiu uma matéria sobre o street soccer ("stritsoccer", "pelada de drible", "futebol arte", etc...). É algo que aqui no Brasil ainda é relativamente novo e desconhecido, mas na Europa, Ásia e nos Estados Unidos já está bastante difundido. Principalmente por campanhas de marcas como a Nike (Joga Bonito) como essa aí embaixo.

O negócio da pelada de drible é ser praticado nas ruas ou em qualquer ambiente que dê pra bater uma bola, sendo jogado com a roupa que se estiver usando, sem necessidade de uniforme ou chuteiras. Mas, justamente por isso, o "uniforme" do street soccer acaba se tornando short e a camiseta. Como estamos no Brasil, o short mais usado é o calção de futebol mesmo, mas os shortões de basquete e de hip hop, aqueles brilhantes, tabém são muito usados, por influência do streetball (basquete de rua) americano, também praticado no Brasil.
Os shortões, mais folgados, também permitem maior liberdade de movimentos para o controle da bola. Na matéria do Fantástico, os jogadores, com clara influência do streetball, estavam em sua maioria usando shortões.

´
vídeo: Quando o gol é apenas um detalhe


O short e o shortão acabam virando meio que símbolo-referência-moda desse esporte e, em muito menor grau, também os sneakers.
Aí vão mais alguns vídeos de street soccer e freestyle (fristaile).


Como é difícil a gente achar o se que procura na internet, a não ser que você saiba diretamente aonde ir, não tenho nenhum link sobre o esporte pra colocar aqui. Se alguém souber de algum, deixa um post que eu acrescento na parte de links, ok?

Um comentário:

jaqueline disse...

TESTE COM JOGADORES

SOU PRODUTORA DE TV, ESTAMOS EM
BUSCA DE UM CARA COM TALENTO E GRAÇA

PRE REQUISITOS
18 À 25 ANOS,
MORAR EM SÃO PAULO
E DOMINAR A BOLA.

PARA NOVO PROGRAMA DE TV.

ENTRAR EM CONTATO.
JAQCOSTARB@YAHOO.COM.BR

GRATA JAQUELINE