domingo, 30 de dezembro de 2007

São Silvestre e short de corrida

Como é a proposta do Loucos por Short, comento todo tipo de short, de qualquer esporte, não só de futebol.
Fim de ano no Brasil sempre é associado à pergunta "quem ganhou a São Silvestre?" Sempre tem a rivalidade entre brasileiros(as) e quenianos(as) pra ver quem bota mais gente no pódio.
Os caras devem ficar acabados pro Revéillon depois de uma maratona daquelas.
Pra quem não sabe, "maratona" vem da Batalha de Maratona, uma das batalhas das Guerras Médicas ["médicas" de medos, o nome de um dos povos persas, e não de medicina, ok: ;) ]. Os gregos barraram o avanço dos persas na planície que tinha esse nome. Diz a lenda que Fídipedes (em grego Φειδιππιδης), um dos soldados, recebeu ordens do general Milcíades de pedir ajuda dos espartanos às tropas atenienses. O coitado correu feito louco 200 e poucos quilômetros até chegar em Esparta. Vitória atinginda, o soldado correu masi 40 e poucos quilômetros até Atenas para avisar o prístanes (governante) do feito. Só teve tempo de dizer "vencemos" e caiu morto. A história varia um pouco em algumas versões. Mas, nada mais justo que homenagear o pobre coitado, nem que seja postumamente séculos depois.
Voltando ao assunto do blog, corrida, seja qual for, é um esporte que na grande maioria das vezes chama de "short" e não de "calção".
Eu já tive um, mas da época que ainda não conseguia guardá-los e minha mãe se desfez dele (todo colecionador acho que passa por problemas assim)...
O site Webrun dá uns toques legais sobre shorts de corrida. Mas, apesar do que eu acabei de falar, lá a roupa é tratada por "calção". Vai entender...
Além dos colecionadores de short, os maratonistas e corredores em geral sempre investem em um bom short pras competições e em bons tênis que absorvam impacto. Geralmente esses tênis tem formato longilíneo e solado com tecnologia específica para corridas.
Esse tipo de short tem em geral dois modelos, como o da foto de abertura do post: em mais quadrado e comprido, como a foto à esquerda, ou curto e com aberturas laterais para facilitar a passada. Sempre possui sunga interna, até pra evitar qualquer embaraço, porque as essas aberturas geralmente são bem grandes... Possuem bolso interno também.
A variedade de cores e modelos é grande. E de materiais também, indo desde de os de malha de poliéster até os mais plásticos de nylon. Pra este típico específico de short eu prefiro os mais próximos do plástico, com aquele barulho característico. Especialistas não recomendam muito esses porque retém suor. Mas isso vale pra quem pratica, não pra quem coleciona.
Feliz Ano Novo!
Post agora, só ano que vem.

2 comentários:

Unknown disse...

Marcelo.


Voce tem algum email algo que poderiamos nos comunicar.
me interessei muito pelo site.

Gostaria de ter mais informações.
meu msn é deivid12@hotmail.com

ou email david.eidelchtein@gmail.com

Marcelo disse...

Blz, David. Legal que você curtiu o blog.
Preciso atualizar o meu perfil no blog e acrescentar informações de contato.
Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail shortsbr@hotmail.com
Blz?